28/8/2024
Dicas

Como fazer um cronograma de estudos?

Vida de estudante, concurseiro, ou de quem é um eterno aprendiz exige saber se organizar, saber fazer um cronograma eficaz para que o conteúdo seja revisitado de forma espaçada ou distribuída.

Como assim?

Vamos supor você tem uma prova daqui 10 dias e vai se dedicar 5 horas estudando para a prova. Você prefere MARATONAR, ou seja, gastar essas 5 horas na véspera da prova (ver os alunos estudando maciçamente é um cenário bem comum), ou DISTRIBUIR essas horas ao longo de alguns dias (1 hora hoje, 1 hora no terceiro dia, 1 hora no quinto dia, 1 hora no sétimo dia e 1 hora no nono dia)?

As pesquisas mostram que, alunos universitários até se planejam a distribuir, mas na hora, acabam deixando mais para a véspera! No dia da prova, ambos alunos vão relativamente bem. Você sabe muito bem disso! Todos já tiveram essa experiência de estudar na véspera e passar de ano! Mas isso só reforça a crença que maratonar é uma boa estratégia...

Obviamente, exige menos organização se estudo tudo de uma vez do que aos poucos. Mas a grande diferença é vista a longo-prazo. Imagine que, um mês depois da prova, a professora decidiu dar a mesma prova. Nesse cenário, na maioria dos casos, o desempenho de quem estudou de forma distribuída é SUPERIOR do que dos alunos que maratonaram na véspera da prova. Esse fenômeno é conhecido como “efeito do espaçamento” ou prática de distribuir.

Prática de distribuir é diferente de ter os estudos em dia!

Muitos alunos acham que estão espaçando quando, por exemplo, tiveram aula de neuroanatomia sobre lobos cerebrais. Então nessa semana estudam os lobos cerebrais. Na semana seguinte, aprendem sobre os sulcos e giros. Então estudam os sulcos e giros. Na semana seguinte outro conteúdo e assim por diante. Nas vésperas da prova revisam tudo.

Você acha que isso é um bom uso da prática de distribuir? NÃO! O aluno é apenas um aluno que mantém o conteúdo em dia. Mas não distribui, porque revê somente na véspera! Claramente, é melhor do que maratonar somente na véspera.

Então, o que levar em consideração na hora de montar um cronograma?

O ideal seria ter um pouco de FLEXIBILIDADE: na semana que vê o conteúdo, estudá-lo. Na semana seguinte, somar o conteúdo da semana com a semana anterior, desde que o da semana anterior não for muito fácil de lembrar. Se for, pular uns dias, ou uma semana, e ir adaptando conforme a necessidade!

Lembre-se: Não pode ser muito difícil, a ponto de esquecer tudo e nem muito fácil, a ponto de nem se esforçar para lembrar!

Como otimizar a prática de distribuir?

Misture-a com a prática de lembrar. Quando for estudar de forma distribuída - ou seja, um pouco de cada vez, comece a sessão de estudos tentando lembrar o conteúdo SEM CONSULTAR O MATERIAL, ou seja, via prática de lembrar, uma técnica conhecida como “prática de lembrar distribuída”.

Ou seja, quando pensar em elaborar um  cronograma de estudos, procure estudar um pouco conteúdos que viu na aula do dia, e também estudar conteúdos que viu semana passada ou retrasada... No dia seguinte, inclua matérias de mais semanas atrás e assim por diante. Você verá que o tempo que gastará estudando não mudará muito, mas sua aprendizagem durará mais tempo!

Referências

Cepeda, N.J., Vul, E., Rohrer, D, Wixted, J.T. & Pashler, H. (2008). Spacing effect in learning: A temporal ridgeline of optimal retention. Psychology Science. V.19, 11, 1095-1102.

Gurung, R. A., & Dunlosky, J. (2023). Study Like a Champ: The Psychology-based Guide to" grade A" Study Habits. American Psychological Association.

Baixe o Guia: https://www.retrievalpractice.org/library

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