30/4/2024
Técnicas

Como ler da forma correta?

Parece óbvio, mas o primeiro passo para aprender é entrar em contato com o que se quer aprender.

Há quem está estudando para um concurso, prova, vestibular. Há aqueles que querem aprender uma nova língua, ou saber mais sobre um determinado assunto, por exemplo, recentemente surgiu a possibilidade do meu filho ter um tipo de alergia muito específica e lá fui eu ler sobre o assunto.

Ou seja, uma das formas de adquirir conhecimento pode se dar por meio de leitura dos textos que os professores indicam ou que encontramos à respeito do assunto que precisamos aprender.

Sabemos que conhecimento prévio, ou seja, aquilo que já sei sobre o assunto, é importante para a aprendizagem. Quando vemos algo novo, devemos tentar conectar com ideias que já conhecemos e isso facilita a aprendizagem! Todavia, esse processo fica mais dificil se não temos uma base, um conhecimento prévio sobre o assunto para "se ligar" com o conhecimento novo.

Quando um assunto é novo, temos que fazer muito esforço, ou seja, gastar muita energia mental tentando “ligar” ou conectar o assunto novo com algo que conhecemos. Nesse sentido, técnicas que sistematizam a leitura, podem ajudar.

Método SQ3R

Cientistas da aprendizagem já testaram algumas técnicas e aqui resumo uma bem eficaz, o Método SQ3R, do inglês, Survey (Pesquise); Question (Questione); Read (Leia); Recite (Recite); Review (Analise). Ele existe desde 1941!

Há variações do método, mas a ideia geral é a mesma. O ideal é que você adapte-o de acordo com suas necessidades, pule estágio(s), se achar que deve (inclusive há uma versão truncada desse método que explico abaixo). Faça da forma que funcionar melhor para você.

Pesquise

Primeiro, pesquise, ou seja, leia os tópicos do capítulo, investigue sobre o que ele vai falar. Assim, terá uma ideia geral do que virá, conseguirá se organizar, assim ficará mais fácil aprender.

Questione-se

Em seguida, questione-se, ou seja, tente antecipar o conteúdo que verá de forma ativa: Leia um trecho (não muito longo) e pense em quais perguntas o autor quer responder. Escreva a pergunta que elaborou para aquele trecho em algum lugar do livro. (Muitos livros possuem questões ao longo do texto. Tente respondê-las! Essa estratégia melhora sua compreensão!).

Leia

Leia a pergunta que fez para o trecho, e tente respondê-la. Busque conectar com coisas que já sabe. Se não conseguir, releia o trecho. Muitos alunos acreditam que porque compreenderam o trecho aprenderam. Mas compreender e aprender são coisas distintas. Por isso a essa fase é importante.

Recite

Feche o livro e tente lembrar o que leu. Pode falar em voz lta, como se estivesse explicando para alguém. Se não conseguir, retome a leitura. Se você conseguir explicar, está no caminho certo! Aqui também você pode calibrar, ou seja, ler trechos menores para que seja possível compreender e lembrar posteriormente.

Analise

Por fim, analise, tenha feedback da sessão anterior. Importante: após ler o capítulo inteiro, tente lembrar dos trechos e conectar uns aos outros em uma estrutura coerente. Retome a leitura se não conseguir.

Quando usar esse método?

Use-o quando não souber nada a respeito do assunto, ou souber pouco sobre ele, ou seja, se é um assunto novo, completamente desconhecido para você, já sabe como começar a estudar!

Claro que esse método tem suas desvantagens. Qual desvantagem? Requer que o estudante invista muito tempo e muitas vezes, com o acúmulo de leituras, não consegue fazer isso todas as vezes. Então o que pode ser feito?

Visto que essa técnica de leitura é demorada, a versão truncada dela (3R) já foi testada e tem se mostrado eficaz! Nessa versão, você deve:

  1. Ler o texto atentamente (read);
  2. Feche o livro e tente lembrar do que leu (recite). Para potencializar essa parte, você pode, além de tentar explicar em voz alta, fazer anotações sobre o que lembrou;
  3. Reveja o texto como feedback, para ver se esqueceu algo importante, ou falou algo errado (review).

Uma pesquisa comparou esse método truncado com uma estratégia que você provavelmente usa: Ler grifando e depois reler o texto. O método 3R foi superior que grifar e os estudantes não gastaram mais tempo do que a estratégias de grifar e reler!

Aqui eu ensino as estratégias de estudo que são baseadas em evidências científicas. Muitas pessoas, por não serem da área, nem sabem que há pesquisas sobre o assunto. Dizem que foi Fulana/o quem inventou esse método, ou variações desse método...Veja, esse método existe desde 1941!

Na ciência, os dados são públicos. Todavia, muitas vezes não são tão acessíveis (artigos publicados em inglês, resultados com dados estatísticos que a pessoa não consegue interpretar, etc)... E o papel da divulgação científica é esse mesmo, traduzir, em linguagem simplificada, mas com qualidade, as informações científicas.

Acompanhe meus posts aqui no blog e saiba mais sobre o universo da Ciência da Aprendizagem! Com estratégias baseadas na ciência, garanto que aprenderá o que quiser!

Referências:

Callender, A. A., & McDaniel, M. A. (2009). The limited benefits of rereading educational texts. Contemporary Educational Psychology, 34(1), 30-41.

McDaniel, M. A., Howard, D. C., & Einstein, G. O. (2009). The read-recite-review study strategy: Effective and portable. Psychological Science, 20(4), 516-522.

Nguyen, K.; McDaniel, M.A. Potent techniques to improve learning from text. In V. A. Benassi, C. E. Overson, & C. M. Hakala (Eds.). Applying science of learning in education: Infusing psychological science into the curriculum. Retrieved from the Society for the Teaching of Psychology web site: http://teachpsych.org/ebooks/asle2014/index.php

Willingham, D. T. (2023). Outsmart Your Brain: Why Learning is Hard and How You Can Make It Easy. Simon and Schuster.

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